Informatica para contabilidade
PAMELA DE FREITAS SOUZA
CUSTEIO POR ABC E CUSTEIO POR METAS
RIO BRANCO
2014
PAMELA DE FREITAS SOUZA
CUSTEIO POR ABC E CUSTEIO POR METAS
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade e Análise de Custos para o Estudo Acadêmico do curso de Ciências Contábeis da Faculdade da Amazônia Ocidental como requisito parcial para a obtenção de nota da referida disciplina, no quarto bimestre de 2014.
Prof. Raoni Maia
RIO BRANCO
2014
1. CUSTEIO ABC
Custeio baseado em atividades também conhecido como custeio ABC, é um método que procura reduzir de forma significativa as distorções que são provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, e que também pode ser aplicados aos custos diretos, principalmente à mão- de- obra direta e é recomendado que assim seja, porém não haverá diferenças significativas com relação aos sistemas tradicionais.
Não há consenso para o surgimento desse critério, para alguns o critério é totalmente novo e para outros é antigo e já vem sendo utilizado como outros. Um dos critérios para esse surgimento é o avanço tecnológico que causou grandes alterações na composição dos custos e dos fatores de produção.
Algumas definições de custeio ABC mais divulgados na literatura técnica são:
O critério ABC é a solução adequada para resolver os problemas de custeio resultantes do emprego dos sistemas correntes em novos ambientes de trabalho, é uma técnica de custeamento em que os custos e despesas indiretos são apropriados a várias unidades através de algumas bases que não são relacionadas aos volumes dos fatores de produção. (LEONE,2000 p. 254).
Assume-se com esse custeio que os custos da empresa são baseados em atividades e não pelos produtos que elas fabricam, com isso apropriam de acordo com as atividades segundo o uso que cada produto faz dessas atividades.
O Custeio Baseado em Atividades é um