Informática na Contabilidade
A Contabilidade se faz presente na sociedade desde o inicio da Civilização. Pastores possuíam grandes rebanhos de ovelhas, passavam todo o tempo cuidando delas e ao chegar do inverno as recolhia para uma espécie de galpão e ficava as observando. Tendo mais tempo para pensar. Percebeu então, que não tinha um controle sobre o seu rebanho, pois não sabia quantas ovelhas possuía, quantas havia perdido, se o rebanho tinha crescido ou não. Aonde entra a função da Contabilidade. Nessa época ela era muito difícil de ser elaborada, pois o Homem não sabia contar e não nem escrever, utilizava de outras técnicas menos seguras, como o controle de pedras, para contabilizar suas ovelhas.
Mas como a humanidade a Contabilidade evoluiu, Segundo Iudicibus e Marion (1999, p. 33), ela começou a se desenvolver com presença relevante no século XV, aonde surgiu o método de partidas dobradas que é utilizado até os dias atuais.
Com o surgimento do Capitalismo a Contabilidade surgiu de fato como Ciência, tornando-se indispensável e obrigatória em qualquer Entidade, registrando e interpretando todos os fenômenos que afetam as situações dos seus Patrimônios, também conhecida como escrituração Contábil e elaborando Demonstrações Contábeis a serem analisadas para auxiliar nas tomadas de decisão das organizações.
No início dessa era, o processo Contábil era realizado todo á mão, sendo uma tarefa muito complicada e lenta para aos Contadores, no qual eles eram conhecidos como simples guarda livros, pois não viam a necessidade de se expor, e nem de buscar novas informações.
Mas o grande avanço tecnológico e as exigências do mercado trouxeram á informática para a Contabilidade, como sistemas integrados para a tomada de decisão tornando-se uma ferramenta indispensável na Contabilidade, pois através dela é possível informar e obter informações, pois seu acesso proporciona uma disseminação global de informações sobre a organização em que atua e ao mesmo tempo coloca à sua