curvas de queima
Nome: Roberto L. B. Engster
Matéria: Cerâmicas tradicionais
Professor: André Zimmer
2º semestre
Queima A queima é um dos processos mais importantes na indústria cerâmica, pois ele é o que vai determinar as propriedades finais nos materiais cerâmicos, tais como a sua resistência mecânica, percentual de retração ao fogo, perda de massa e absorção de água. Para cada matéria-prima existe um ciclo de queima especifico, o qual depende das características químicas, físicas e mineralógicas da argila, as quais influenciaram todo o processo de queima, para que se possa evitar uma queima não apropriada, o consumo demasiado de energia e redução da emissão de gases poluentes. Uma curva de queima bem definida está diretamente relacionada com a qualidade do produto final, aumento da produtividade e redução do consumo específico de energia térmica. Por isso, o processo de queima é considerado uma das etapas mais importantes do processamento cerâmico.
Num processo onde a curva de queima é a mais apropriada aquele tipo de material se evita o consumo desnecessário de tempo e combustível e a mesmo tempo se obtenha um produto de qualidade. Em laboratório foram extrudados blocos cerâmicos, com uma argila proveniente do mesmo local de extração, onde também foi utilizado o mesmo percentual de água para a conformação das amostras, após extrudados eles foram secos em uma estufa de maneira uniforme para apresentarem o mínimo possível de defeito, como por exemplo, rachaduras que podem ser ocasionadas em um processo de secagem muito acelerado, depois estes blocos foram submetidos a duas diferentes curvas de queima para que depois pudessem ser realizado testes laboratoriais a fim de comparar os resultados e se analisar qual poderia ser o melhor processo a ser utilizado para aquele tipo de material.
A seguir estão relacionados todos os dados obtidos com as amostras assim como suas curvas de queima e os gráficos com os