Modelo Atômico
Dalton;
Thomson;
Rutherford.
Maceió 22 de março 2013
Modelo Atômico:
Dalton;
Thomson;
Rutherford.
Professora: Edriane
Turma: Mecânica “A”
Alunos: Ubirajara Vieira e Gustavo Henrique da Silva
Maceió 22 de março 2013
Modelo atômico de Dalton
O conceito de "Teoria atômica" surgiu após a primeira ideia científica de átomo, proposta por John Dalton após observações experimentais sobre gases e reações químicas.
Os modelos atômicos são, teorias fundamentadas na experimentação. Tratam-se, de explicações para mostrar o porquê de um determinado fenômeno. Diversos cientistas desenvolveram suas teorias até que se chegou ao modelo atual.
Em 1808, o professor inglês John Dalton propôs uma explicação da natureza da matéria. A proposta foi baseada em fatos experimentais. Dalton acreditou que o átomo seria a partícula elementar, a menor unidade de matéria.
O modelo de Dalton foi formulado da seguinte maneira: átomos vistos como esferas minúsculas, rígidas e indestrutíveis. Todos os átomos de um elemento são idênticos.
O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:
- Tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos;
- Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis;
- Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;
- Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidos;
Para Dalton o átomo era um sistema contínuo.
Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que iniciou a busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.
Modelo atômico de Thomson
Pesquisando sobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, J.J. Thomson propôs um novo modelo atômico. Thomson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de