Foguetes
Relatório referente à disciplina TM273 – Projeto e Lançamento de Espaçomodelos, ministrada pelo Prof. Carlos Henrique Marchi, Dr. Eng. Mec.
Felipe Cesar Caron Ferdinand Kanke Giovanni Annunziatto Murilo Roland
Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor de Tecnologia (TC) Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC)
Curitiba, 12 de abril de 2010
1 INTRODUÇÃO O seguinte relatório faz parte da avaliação da disciplina TM273 – Projeto e Lançamento de Espaçomodelos, e mostra os testes estáticos realizados com quatro motores tipo BT, classe A6-0, usados em espaçomodelos. Os testes foram realizados no dia 22 de março de 2010, no Laboratório de Máquinas Hidráulicas, na Universidade Federal do Paraná. Os objetivos principais dos testes são: (1) determinar as curvas de empuxo em função do tempo e os parâmetros de desempenho dos motores; (2) verificar as incertezas no desempenho destes mesmos motores.
2 DESCRIÇÃO DOS MOTORES-FOGUETE
Os motores-foguete testados foram fabricados pela Bandeirante (Boa Vista Modelismo Ltda.), em julho de 2009. Externamente, cada motor é feito de um tubo de papelão circular cilíndrico. Por dentro, cada motor tem uma tampa de fechamento, uma tubeira e uma carga de propulsão feita de pólvora. A Tabela 1 mostta os dados de cada motor-foguete testado: De = diâmetro externo; Lt = comprimento total; Mo = massa total do motor antes da queima do propelente; Mf = massa total do motor depois da queima do propelente; e Mp = massa de propelente. Cada valor de De e Lt na Tabela 1 foi medido uma única vez, com um paquímetro digital Lee Tools. Mo e Mf foram medidos com uma balança Marte AY-220. Como não há dados sobre a massa de propelente dentro de cada motor-foguete, Mp foi calculado pela seguinte equação:
(1)
Portanto, admite-se aqui que a massa de propelente é a diferença entre a massa total do motor-foguete antes e