Curva padrão
Na década de 1980, a Organização Mundial de Saúde definiu a promoção da saúde (...) como o processo que consiste em proporcionar aos povos os meios necessários para melhorar sua saúde e exercer um maior controle sobre a mesma (WHO, 1986).
A promoção da saúde reconhece tais implicações e preconiza um conjunto de estratégias que incluem a implementação de políticas públicas saudáveis e a criação de ambientes favoráveis à saúde como Promoção da saúde e envelhecimento saudável dimensões fundamentais da responsabilidade social da saúde.
Promover o envelhecimento saudável é, portanto, tarefa complexa que inclui a conquista de uma boa qualidade de vida e o amplo acesso a serviços que favoreçam lidar com as questões do envelhecimento da melhor maneira possível, considerando os conhecimentos atualmente disponíveis.
A Educação em Saúde, como instrumento de ampliação e construção coletiva dos conhecimentos e práticas em saúde é, nesse contexto, uma ação fundamental.
A promoção da saúde é vista como um processo de capacitação da comunidade, visando a melhoria de suas condições de vida e saúde. As aréas de promoção resultam da combinação de áreas do Estado nas respectivas políticas públicas de saúde; das áreas comunitárias; de áreas dos próprios indivíduos, para o desenvolvimento das suas habilidades e de intervenções para as áreas conjuntas intersetoriais.
Dentre os elementos das conferencias que dizem respeito a pessoa idosa, destacam-se: educação sobre os principais problemas de saúde e sobre métodos de prevenção; promoção do suprimento de