curso letras deficiencia intelectual
Este trabalho é o resultado de um estudo sobre a deficiência intelectual e sua inclusão no meio da escola comum. A legislação nacional parte do pressuposto que a educação inclusiva se caracteriza como uma ampliação de acesso à educação dos grupos historicamente excluídos em função de sua classe, etnia, gênero, idade e deficiência, etc.
Nesta pesquisa será dada ênfase ao sujeito com deficiência intelectual e aqueles que possuem Altas habilidades, que são situações bem distintas entre cada uma delas. Colocaremos o nosso objetivo á frente desse artigo, para relatar como foi e como está sendo essa importante inclusão social no âmbito escolar, quais são os métodos de ensino a esses alunos com deficiência.
O artigo é subdividido em quatro momentos bem distintos, porém interligados ao foco principal. O primeiro tópico virá o conceito do que é Deficiência intelectual, já o segundo, relatam as quais possíveis causas da deficiência. No terceiro momento, traz á tona, quais são os objetivos escolares quando se trata de inclusão escolar para esses alunos com deficiência. No quarto e ultimo momento, exibimos o conceito das Altas Habilidades (superdotação), a inclusão na escola destes alunos e seus respectivos problemas emocionais que são encontrados.
2. Deficiência Intelectual
2.1 Conceito
Para iniciarmos os estudos à luz deste assunto, é necessário explicarmos o que é deficiência intelectual, e segundo Almeida (2007):
é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.
Sendo assim, sua educação fica mais comprometida, pois a criança precisará de mais tempo para aprender e desenvolver as habilidades necessárias como vestir-se e alimentar-se.
2.2 Quais são as causas da Deficiência Intelectual?
Existem muitas causas para ter Deficiência Intelectual, as mais comuns são:
Condições genéticas: O atraso