CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
1º SEMESTRE – DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL
PROFESSORA SUZANA CIMARA
DAIANA MAI
LIGAÇÕES DE VAN DER WAALS E PONTES DE HIDROGÊNIO
Ligações de Van der Waals mais conhecido como forças de Van der Waals, são ligações que mantêm as moléculas unidas quando a substancia está no estado solido ou liquido. São forças de atração intermoleculares no estado solido e no estado liquido. São as ligações de Van der Waals que “seguram” as moléculas no retículo cristalino e no estado liquido.
Toda substancia apresenta uma determinada temperatura (ponto de ebulição) na qual a movimentação molecular é tão grande que as ligações de Van der Waals são rompidas; nesta temperatura, a substancia passa para o estado gasoso, e as moléculas ficam “soltas”.
Quando uma substancia é polar, a ligação de Van der Waals resulta de uma atração entre os dipolos constituídos pelas moléculas. A moléculas no estado solido ou liquido se orientam de tal modo que o polo positivo de uma fica voltado para o polo negativo de outra.
Fonte: Google Imagens
Quando duas moléculas apolares estão muito próximas uma da outra as forças atrativas e repulsivas entre prótons e elétrons resultam uma deslocalização de cargas nas moléculas de tal modo que se tornam dipolos induzidos e as ligações de Van der Waals entre as moléculas apolares resultam das atrações entre esses dipolos induzidos. Os dipolos induzidos são transitórios ou temporários. No estado solido ou liquido as moléculas estão muito mais próximas umas das outras.
A polarização por indução é tanto mais acentuada quando maior for o numero de elétrons da molécula. Portanto, quando maior for o numero de elétrons de uma molécula mais elevado será o ponto de ebulição da substancia.
Fonte: Google Imagens
A atração dipolo-dipolo quando, em uma molécula, tivermos o hidrogênio ligado a um átomo pequeno e muito eletronegativo, haverá uma grande polarização dessa ligação, o que produzirá no hidrogênio um intenso polo positivo. Essa