Resumo da historia do curso de engenharia quimica
IEQ: RESUMO DO ARTIGO
Por:
ENGENHARIA QUÍMICA
MANAUS – AM
2014
IEQ: RESUMO DO ARTIGO
MANAUS – AM
2014
A Química começou a ser utilizada principalmente pela Medicina e Engenharia, esta para gerar profissionais com conhecimento técnico para utilizarem com o objetivo de aproveitar da melhor maneira os recursos naturais presentes no planeta.
A inauguração da indústria química e químico-farmacêutica no Brasil foi ao final do século XIX, porém ainda dependia da importação de técnicos e equipamentos especializados, já que o Brasil não possuía mão-de-obra e processos necessários, já que o investimento na capacitação era primário.
Após a Primeira Guerra Mundial, o Prof. José de Freitas Machado (1881-1955), então professor de Química Analítica e Inorgânica da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV), opinou para a criação do curso de Química Industrial, seguindo o modelo Parisiense. No final de 1919 foram criados oito cursos de Química Industrial nas escolas politécnicas ou de engenharia do Rio de Janeiro, Ouro Preto, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Bahia, Pernambuco e no Museu Comercial de Belém. Em 12 de março de 1920 foi criado o curso de Química Industrial e Agrícola anexo à Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária em Niterói.
O projeto de anexação de Química Industrial motivou escolas de engenharia, no entanto houve obstáculos como ensinos práticos da disciplina, pois exigiam um tempo maior de uso de poucos laboratórios para muitos cursos, e a remuneração de docentes era insuficiente. Para amenizar o conflito, em 1926, a Escola Politécnica de São Paulo, criou o curso de Química Industrial e mais tarde, uniu os cursos de Química e Engenharia Industrial, em um só curso, Engenharia Química.
O Presidente da República na época, Arthur da Silva Bernardes (1875-1955), notando o sucesso do