gestão de serviço
Introdução
No dia-a-dia dos médicos além de relacionar seu agir profissional por normas e regras provenientes do código de ética medico no exercício da medicina, torna possível orientar a conduta apenas pelas normas do código de ética profissional (kipper, 2008). A reflexão está no conflito que é considerado moral do ponto de vista do exercício médico realizado a partir da referencia do código deontológico, onde pode ser uma visão míope e muito restrita do problema ético implantado. Segundo Clotet, alguns fatores causam impacto grandioso a ponto de a prática do código de ética medico se tornar insuficiente, tornando assim uma discussão da bioética se tornar necessária em determinados casos (kipper, 2008).
1. O ensino da ética e bioética
De acordo com o comitê de ética e desenvolvimento de ciência e tecnologia (Comest) na UNESCO a quatro grandes preocupações: água doce, o espaço exterior, a nanotecnologia e o ensino da ética para que sejam apresentados em nível primário na formação de médicos, seja na graduação e na pós-graduação(kipper, 2008). Na graduação tem a tendência pela inclusão da disciplina no currículo de forma transversal sendo muitas vezes vinculada a outras disciplinas, já na pós-graduação são aplicados verticalmente de forma continuar o conhecimento agregado na graduação sem desvincular da realidade da prática clinica e de pesquisas envolvido seres humanos (kipper, 2008).
2. Bioética Clinica
O discurso da bioética em varias vertente evidência a presença da filosofia, a teologia, o direito, a sociologia, a psicologia, a antropologia em todas as áreas da saúde e demais áreas relacionadas com o estudo do ser humano em relação à prática medica. Segundo Marques filho ¨a bioética clinica é um dos ramos mais complexos e desafiadores da bioética e requer conhecimentos tanto da arte médica quanto do conhecimento jurídico e científico é o rápido