Currículo
O Currículo está ligado às condições históricas de cada sociedade. Tais condições envolve a forma como foi constituída cada sociedade, os motivos e objetivos traçados por seus membros. Cada época e lugar influencia a formulação do currículo. Cada sociedade tem um jeito de olhar e refletir o mundo. Pelo currículo constrói e transmite o saber das gerações.
A construção do currículo depende do objetivo das políticas realizadas pelas classes dominantes no poder. Ele pode ser elaborado tanto para atender o mercado, quanto para oferecer uma formação do cidadão para a vida. Ele é fruto de uma construção social, que a partir das relações de poder o legitima de acordo com os interesses do sistema de mercado ou educacional. A construção curricular envolve toda a sociedade, aborda um conteúdo formativo útil e pratico.
Cada sociedade tem um jeito particular de olhar e refletir o mundo. Em cada época, cada sociedade possui recursos e conhecimentos diferentes, sendo que uma pode ser mais evoluída que a outra. Uma sociedade pode evoluir ou não com o tempo, depende da forma como lida com o saber. Por isso o currículo deve ser construído para oferecer um conteúdo que una a teoria e a práxis da vida, que forneça um conteúdo que transforme o cidadão em alguém melhor.
Nesse aspecto a teoria curricular possui funções de compreender e descrever os fenômenos da prática curricular. Por meio dela, temos a compreensão do objeto e da intenção de cada sociedade.
A teoria tradicional tem objetivo de preparar indivíduos