currículo
REFLEXÃO SOBRE CURRÍCULO
- Definição de currículo.
Currículo é “uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola. Por isso ele deve ser pensado e refletido pelos sujeitos em interação que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente” (VEIGA, 2002, p.7).
O currículo é a organização do conhecimento escolar que fez-se necessário com o passar do tempo e com a educação em massa. Mas ele não se resume somente à conhecimentos e conteúdos, mas sim à todas as ações que dizem respeito à vida na escola: “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)
Veiga (2002) complementa:
“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)
Então, ao meu entender Currículo é a organização de tudo o que pode acontecer na escola, desde as relações dos envolvidos no processo, conteúdos, práticas, metodologias, objetivos, aprendizagens, avalição, etc.
- O que significa um currículo comprometido com a aprendizagem dos alunos?
Um currículo comprometido com a aprendizagem dos alunos é aquele em que todas as ações são direcionadas ao aluno. É aquele que não é neutro, que seja multidisciplinar e que priorize a análise e reflexão com autonomia, pois conforme Veiga (2002, p. 7) afirma, “a análise e a