Pendulo simples
NOVEMBRO/2013
RELATORIO DE FÍSICA
INTRODUÇÃO
Estudo do Pêndulo
Como fervoroso católico, Galileu assistia à missa na catedral de Pisa todos os domingos. Durante um sermão particularmente longo, reparou que, devido à corrente de ar, uma lamparina balançava. Este fenômeno despertou-o para o estudo do pêndulo, levando-o a concluir que, independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Galileu não tinha nenhum cronometro ou relógio que lhe permitisse medir o tempo das suas experiências, por isso controlou o tempo com as suas pulsações.
O estudo do pêndulo levou-o a concluir que a duração do movimento pendular não é afetada pelo peso do corpo suspenso, mas sim pelo tamanho do cordel que o suspende. Baseado nestas conclusões, Galileu desenvolveu o relógio de pêndulo, o mais preciso na época.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
OBJETIVOS
GERAL:
Determinar a aceleração local da gravidade com um período de oscilação por pendulo simples
Específico:
Compreender o conceito de Pêndulo Simples.
Praticar o uso de cálculos de média e Desvio Padrão.
VIDEIRA
NOVEMBRO/2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um pêndulo simples se define como uma partícula de massa m suspensa desde o ponto O por um fio inextensível, de comprimento L e de massa negligenciável. Se a partícula se desloca para uma posição qo (ângulo que o fio faz com a vertical) e então for abandonado (velocidade inicial zero), o pêndulo começa a oscilar.
Lei do isocronismo - As oscilações de pequena amplitude são isócronas (têm mesma duração);
Lei da massa e da substância - O período é independente da massa e da substância de que é constituída a partícula oscilante ('lente' do pêndulo);
Lei do comprimento - O período é diretamente proporcional à raiz quadrada do comprimento do pêndulo;
Lei da aceleração - O período é inversamente proporcional à