Currículo e trabalho pedagógico
O propósito deste trabalho é apresentar, através das atividades realizadas em sala de aula, algumas reflexões sobre o papel do currículo e do Projeto Político Pedagógico na organização do trabalho pedagógico no contexto da escolaridade.
Considerando sua necessidade de reestruturar‐se sob novas maneiras de organização dos tempos e dos espaços escolares, constatamos que o currículo está em contínuo processo de transformação.
Assim sendo, repensar as questões curriculares faz‐se necessário quando se apresenta a proposta de reordenar os tempos e os espaços escolares baseada no desenvolvimento da criança e em suas vivências e com vistas a uma perspectiva emancipatória de ensino. Quando nos referimos às questões curriculares na escola entendemos a necessidade de reconstrução do currículo, encarando‐o como fundamental organismo na orientação dos processos de ensino e de aprendizagem.
Por último, refletiremos criticamente sobre a organização do trabalho pedagógico na escola, explorando a tríade currículo, trabalho pedagógico e PPP.
ATIVIDADES REALIZADAS
EM SALA
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Levando‐se em consideração os aspectos abordados em sala de aula, refletir sobre a tríade currículo, trabalho pedagógico e Projeto Político Pedagógico deve ser o ponto de partida para o redirecionamento da escola, já que, por ser a escola efervescência, agitada, em processo de transformação, na qual tudo está sendo questionado – o currículo, a avaliação, a didática utilizada, a forma de compreender o conhecimento, a organização dos tempos e dos espaços ‐ requer compreender que as aprendizagens ocorrem de forma partilhada.
Implica, também, compreender como se constituem essas aprendizagens no cotidiano da escola, que é um espaço privilegiado de formação, em um circuito que não se esgota, mas sim se desenrola, se modifica, se multiplica, se revela em conflitos e se