Projeto politico pedagogico
Uma construção coletiva
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-la adiante. Para tanto, é importante que se fortalecam as relações entre escolas e sistema de ensino.
O projeto politico-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é algo que é construído em seguida arquivado ou encaminhado as autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. o projeto busca um rumo, uma direção.
Ele é politico no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade, é pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias as escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. O PPP, ao se constituir em processo democrático e decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Isso significa uma enorme mudança na concepção do PPP e na própria postura da administração central. Se a escola nutre-se da vivencia cotidiana de cada um de seus membros, coparticipantes de sua organização do trabalho pedagógico a administração central, seja o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Estatual ou