recursos energeticos
A Gastronomia Portuguesa é muito rica em sabor e também muito diversificada. Esta foi influenciada pelas antigas colónias e ainda pelos Árabes e Mouros; estas influências verificam-se essencialmente a nível dos temperos. Muitos dos pratos da Culinária portuguesa são elaborados com base em especiarias trazidas para Portugal durante os Descobrimentos, entre estas destacam-se a pimenta, a canela, a noz-moscada e o carril.Cada zona do país tem os seus pratos típicos.
Nas entradas podem servir-nos algumas iguarias. As que mais se destacam são os queijos, como o da Serra da Estrela e o de Azeitão, as típicas azeitonas, os enchidos, o presunto, as saladas de polvo, de ovas ou de orelha de porco e ainda o simples pão com manteiga.
Depois de saborearmos as deliciosas entradas passamos então à sopa, onde também temos varias escolhas. As sopas mais conceituadas e consumidas em Portugal são a Canja, a Sopa de Peixe, Sopa de Pedra e o Caldo Verde, está claro que existem muitas outras apetitosas e saborosas.
Passamos então ao prato de peixe, onde as escolhas são ainda menos ilimitadas, pois como todos sabemos Portugal é um país com uma grande expansão marítima e isto reflecte se na quantidade de peixe consumida e também na variedade de pratos de peixe.Em termos de peixe o bacalhau é o principal , dizendo-se que existe varias maneiras de o cozinhar, uma para cada dia do ano. Outro dos peixes mais procurados e consumidos é a sardinha, normalmente é assada, é consumida em grande quantidade durante a época dos Santos Populares. Existem muitos outros peixes apreciados em Portugal tal como o Tamboril, o carapau, o cherne… também há excelentes pratos de polvo e marisco.
Segue-se o prato de carne, havendo também muitas especialidades. A carne mais comum é a de porco e a de cabrito. Há também a carne de outros animais, como a de aves, de carneiro, de vaca, de cabra, de coelho, entre outras…
Por fim temos então a sobremesa .Os doces portugueses são