curriculo
Para facilitar a identificação do tipo de conexão em uso você pode buscar auxílio dos mecanismos gráficos disponíveis nos navegadores Web1 mais usados atualmente. Estes mecanismos, apesar de poderem variar de acordo com o fabricante de cada navegador, do sistema operacional e da versão em uso, servem como um forte indício do tipo de conexão sendo usada e podem orientá-lo a tomar decisões corretas.
De maneira geral, você vai se deparar com os seguintes tipos de conexões:
Conexão padrão: é a usada na maioria dos acessos realizados. Não provê requisitos de segurança. Alguns indicadores deste tipo de conexão, ilustrados na Figura 10.1, são: o endereço do site começa com "http://"; em alguns navegadores, o tipo de protocolo usado (HTTP), por ser o padrão das conexões, pode ser omitido na barra de endereços; um símbolo do site (logotipo) é apresentado próximo à barra de endereço e, ao passar o mouse sobre ele, não é possível obter detalhes sobre a identidade do site.
Figura 10.1: Conexão não segura em diversos navegadores.
Conexão segura: é a que deve ser utilizada quando dados sensíveis são transmitidos, geralmente usada para acesso a sites de Internet Banking e de comércio eletrônico. Provê autenticação, integridade e confidencialidade, como requisitos de segurança. Alguns indicadores deste tipo de conexão, ilustrados na Figura 10.2, são: o endereço do site começa com "https://"; o desenho de um "cadeado fechado" é mostrado na barra de endereço e, ao clicar sobre ele, detalhes sobre a conexão e sobre o certificado digital em uso são exibidos; um recorte colorido (branco ou azul) com o nome do domínio do site é mostrado ao lado da barra de endereço (à esquerda ou à direita) e, ao passar o mouse ou clicar sobre ele, são exibidos detalhes sobre conexão e certificado digital em uso2.
Figura 10.2: Conexão segura em diversos navegadores.
Conexão segura com EV SSL: provê os mesmos requisitos de segurança que a conexão segura anterior, porém