curriculo
Vivian Rui Laranjeiras, 39
TRABALHO DE INFORMÁTICA
Histórico do computador
Disciplina Informática
Professor Nilton Luiz
Santo André – SP / 2012
CAMP PIERO POLLONE
Vivian Rui Laranjeiras, 39
TRABALHO DE INFORMÁTICA
Histórico do computador
Santo André – SP / 2012
Sumário
INTRODUÇÃO
1- HISTÓRICO DA INFORMÁTICA
Atualmente estamos na “ERA DA INFORMÁTICA”, onde a quantidade de informações é extremamente alta, surgindo assim à necessidade do computador.
A primeira máquina a tratar informações a que se tem notícia, foi criada há séculos pelos chineses e se chama “ÁBACO”, que é uma espécie de calculadora decimal.
Foi com Charles Babbage, conhecido como “PAI DO COMPUTADOR”, no começo do século XIX, que se deu o verdadeiro avanço na formação do computador. Babbage idealizou uma máquina de cálculo automática.
Baseava-se na leitura de cartões perfurados, e depois a idealizou para fazer armazenamento de dados e programação de suas operações.
No final do século XIX, tem-se a notícia da primeira aplicação de processamento de dados feita por HERMAN HOLLERITH no censo de 1890.
Com esta máquina foi reduzido o tempo de cálculo do censo em 1/3 do usualmente consumido manualmente.
O acionamento de sua máquina já era elétrica apesar de sua lógica ser mecânica e ter cartões perfurados como dispositivos de entrada. Sua máquina foi uma espécie de concretização da idéia de Babbage.
Com o desenvolvimento dos transistores, a partir de 1951, reduziu-se custos e consumo de energia das máquinas.
No intervalo de 1950 e 1964, o desenvolvimento da microeletrônica e do Circuito Integrado, contribuiu para o imenso desenvolvimento tecnológico desta época.
Os computadores estão divididos em 5 gerações:
1ª Geração - de 1945 à 1951 - Válvulas
2ª Geração - de 1951 a 1965 - Transistor
3ª Geração - de 1965 a 1979 - Circuito Integrado LSI
4ª Geração