Relatorio
Centro Universitário De Bacabal
Curso: Licenciatura Em Ciências Naturais
Disciplina: Laboratório de Física
Docente: Jeferson
Turma 2010.2
Discentes: Diana Carol Tomaz Oliveira / Edson Rubens/ Jéssica dos Anjos Alencar/ Joana Lopes Monteiro Neta/ Maria Sueli Da Costa Silva / Thaíze Nayanne Moura Da Silva / Walquiana Rocha Silva
RELATÓRIO 02
EXPERIMENTO: ATRITO ESTÁTICO
BACABAL
2013
INTRODUÇÃO
Nesse experimento foram realizadas em varias etapas a analise do tempo gasto pelo bloco de madeira para que o mesmo iniciasse um movimento em um plano inclinado.
OBJETIVO
Realizar o experimento de maneira que pudéssemos determinar um coeficiente de atrito para os dois diferentes tipos de superfície.
MATERIAIS E UTILIZADOS
Bloco de Madeira
Dinamômetro de 5 N
Plano Inclinado
PARTE EXPERIMENTAL
1ª Parte do Experimento: Medir a massa do bloco de madeira.
Valor encontrado para a massa do bloco de madeira: 2,4 N
2ª Parte do Experimento: Verificar o momento em que o bloco de madeira entra em movimento com a superfície sem atrito repetindo o processo 5 vezes.
3ª Parte do Experimento: Verificar o momento em que o bloco de madeira entra em movimento com a superfície com atrito repetindo o processo 5 vezes.
ATRITO ESTÁTICO SEM ATRITO
ATRITO ESTÁTICO COM ATRITO
1ª Observação
25º
1ª Observação
39º
2ª Observação
23º
2ª Observação
42º
3ª Observação
24º
3ª Observação
43º
4ª Observação
22º
4ª Observação
41º
5ª Observação
22º
5ª Observação
43º
CONCLUSÃO
Com os resultados do experimento foi possível observar uma pequena variação de coeficientes de atrito estático para o mesmo sistema (com atrito e sem atrito). Pode – se concluir que não é necessário saber a massa do objeto para determinar o coeficiente de atrito, bastando apenas saber o ângulo em que se inicia o movimento. O ângulo encontrado é aproximado, visto que a obtenção das medidas ocorreu quando o objeto começou a