Curriculo
Administração 2012.2
Comunicação Empresarial
Prof.: Suelen Franco
Aluno: Rodrigo Barbosa Ferreira da Silva
Freitas e Leão (Resenha)
Através de indicativos e comentários é notória a percepção do ideal de consumo e comunicação tem sido revirado concomitantemente com o passar do tempo. Os autores defendem as inúmeras oportunidades que surgiram com as tecnologias se aprimorando, e principalmente o impacto causado pela grande procura pela internet, sendo algo de até ‘’reunião’’ entre pessoas desconhecidas, que ao mesmo tempo possuem semelhanças sociais e se integram através das redes sociais, mostrando que possui lados positivos e negativos com esses novos horizontes.
Os autores introduzem com uma pesquisa tentando explicar aquilo que tem acontecido através da internet viabilizando a interação na comunidade Coca-Cola virtual, como objeto de estudo estabelecendo critérios e minuciosidades apresentadas pela mesma. Com linguagem peculiares e particulares do meio, além da cultura interna de cada membro, tendo como missão a análise feita por meio da Teoria social de Goffman.
Antes mesmo de definirem os caminhos para pesquisa, discutiram sobre conceitos chaves a serem abordados, como marketing por sua ampla interação interpessoal com o ‘’eu’’ interior e particular, além do ‘’eu’’ exterior e público. Onde ambos conciliam-se para formação final do ‘’eu’’ com adequação principal na sociedade vivenciada.
Goffman foi muito destacado no texto por tentar compreender como se dava o "eu" nas relações virtuais, como blogs, chats e as famosas redes sociais. Ele dizia que a pessoa que ficava teclando nos computadores buscava construir o seu "eu virtual" e esperava a resposta dos outros contatos para assim definir seu "cyber-eu". Outro importante conceito de Goffman foi o seu artigo "A elaboração da face", onde ele argumenta que o "eu" é formado pelo conjunto de dois fatores: O primeiro seria as experiências sociais vividas; e o segundo