CURAÇAO
Curaçao – Energias do Futuro
Essa é a fascinante ilha de Curaçao, localizada próxima à costa da Venezuela.
Curaçao transforma a água do mar em água boa para beber. O pré-sal agora começa a dar os primeiros passos.
Praias, paisagens agrestes, flores exóticas, alegria do povo e o ritmo “caliente” da música, fascinam e atraem turistas do mundo todo, além dos mergulhadores de primeira viagem, que se encantam com as águas limpas e claras e a diversidade dos peixes . A copa das árvores é moldada pelo vento, a região é habitat natural dos iguanas, mestre da camuflagem. Cactos de vários tipos e tamanhos e as bromélias formam um tapete lindo e colorido. Os animais silvestres são lindos e dóceis. O azul turquesa do mar indica as partes mais rasas; ali o fundo é de calvário e corais quebrados, muito brancos, o que torna o mar semelhante a uma piscina de azulejos. A noite Caribenha com seu ritmo é um sucesso de dança e magia.
Curaçao parece um pedaço da Holanda, no Caribe, com seu estilo colonial, inclusive o idioma falado é o holandês.
Willemstad é considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO. A arquitetura colorida é herança da colonização holandesa e está presente por toda a cidade, O padrão de vida é um dos mais altos do Caribe, inflação não passa de 3% ao ano e o salário mínimo é de 200 dólares. Pela constituição é obrigatório o ensino até o 2º grau e a criança que não for à escola a família paga multa.
A Usina de energia eólica é fácil pelo vento que sopra sem parar. A força do vento é o que faz girar os moinhos de pás gigantes, transformando em energia elétrica. A experiência começou a ser desenvolvida a dez anos e hoje os moinhos suprem 5% do uso da energia de Curaçao. O projeto tem futuro ainda mais promissor.
O vento aciona o motor, aceleram os movimentos que aciona o gerador elétrico, a energia produzida é armazenada numa espécie de bateria, depois distribuída para a rede.
Em 1928 foi instalada