Motivação
GESTÃO DE PESSOAS
MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO
Márcia Andréa Mesquita Soares Seguetto.
Goiânia - Goiás
2010
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP GESTÃO DE PESSOAS
MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO
Monografia apresentada a Universidade Paulista – UNIP, sob orientação da professora Gláucia Regina Caixeta Yoshida, como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão de Pessoas.
Goiânia - Goiás
2010
MOTIVAÇÃO: CONCEITOS E TEORIAS E SUA RELAÇÃO COM ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUO
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar alguns conceitos e teorias acerca da motivação, mostrar que existe uma quantidade considerável de teorias, estas geram interpretações e modelos variados sobre o tema e esclarecer que apesar das organizações desenvolverem o fator motivação a influência do indivíduo neste processo é fundamental.
Palavras-chave: motivação, conceito, teoria, organizações.
Introdução
O comportamento das pessoas dentro da organização é complexo e depende de fatores internos, decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, motivação, percepção do ambiente interno e externo, atitudes, emoções, valores, etc, e fatores externos, decorrentes do ambiente que o envolve a das características organizacionais, como sistemas de recompensas e punições, fatores sociais, políticas, coesão grupal existente, etc. (Chiavenato,2009) Dentre os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas a motivação humana tem sido um tema que tem recebido maior atenção no cenário empresarial, por fazer uma reflexão sobre a influência da motivação no rendimento de cada um no âmbito profissional. A motivação tem sido um fator relevante no desempenho das pessoas nas organizações.
Discussão