Cupcake
Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por serem mais leves e por serem mais decorados. São tão bonitos e delicados que parecem mesmo ter sido feitos por fadas. No Brasil, os cupcakes já são presença garantidas nas festas, em especial nas infantis. São também usados como lembrancinhas de festas, batizados, nascimento, etc.
O cupcake tradicional era feito com baunilha com cobertura de fondant. Atualmente, ele já conta com diversas variações de receitas, modo de preparo e sabores. Há cupcakes simples, os com cobertura e recheio.
Os cupcakes (pequenos bolos decorados) estão em alta no Brasil atualmente. Mas será que é um negócio que veio para ficar, ou a venda desses doces vai perder o fôlego em breve, como já aconteceu antes, por exemplo, com o açaí na tigela?
"Produtos da moda, de modo geral, têm um ciclo de vida curto e não dá tempo de recuperar o investimento", explica o consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira de Oliveira.
O cupcake está seguindo o ciclo normal de uma novidade, na opinião do sócio da empresa Cupcake & Co Fábio Nogueira.
Ele afirma que a demanda ainda está aumentando no Brasil, porém os mercados em São Paulo e no Rio de Janeiro já estão saturados e o preço está caindo. Mas a rede recebe muitas consultas de interessados em abrir franquias em cidades de médio porte --como Caxias do Sul (RS), Ribeirão Preto (SP), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE)--, onde “o produto ainda é novidade”.
“Era um produto nobre e elitizado, e agora se