trabalho da brinquedoteca
O espaço deve ser um lugar onde a criança se sinta bem, para que ela possa se expressar, visando sempre a vida social da criança, pois é lá, que ela demonstra seus sentimentos e desenvolve suas habilidades motoras e lógicas e muita das vezes reproduzem por meio das brincadeiras a sua vida fora da creche. O trabalho lúdico na brinquedoteca faz com que a criança também desenvolva valores como a amizade, cooperação, criatividade e respeito.
Com a brinquedoteca na educação infantil, ou seja, as creches podem dar a elas o direito de brincar. Podemos dizer “Brincar de Aprender”, a forma mais lúdica e significativa, tornando a aprendizagem mais enriquecedora.
O ambiente deve estar harmônico, contendo brinquedos, jogos, fantasias, livros, sucatas, encaixes e outros recursos.
Santos ressalta que criar uma Brinquedoteca “é mudar nossos padrões de conduta em relação à criança; é abandonar métodos e técnicas tradicionais; é buscar o novo, não pelo modernismo, mas pela convicção do que este novo representa; é acreditar no lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil” (SANTOS, 1997, p.99).
Algumas brinquedotecas possuem as “brinquedistas” que dará os auxílios necessários para o desenvolvimento das atividades junto com a professora.
As brinquedotecas não fazem parte só de um âmbito escolar diretamente, mas sim de outros campos como em hospitais e faculdades e universidades.
As brinquedotecas em faculdades servem para que os alunos possam aprender a como desenvolver as atividades com as crianças. Podemos perceber que a brinquedoteca tem muita importância para educação e o trabalho devera ser minuciosamente estudado.
É importante que o trabalho com as crianças na brinquedoteca coincida com o processo de evolução da sociedade e deverá estar preparado para trabalhar com diferentes faixas etárias e culturas. Por isso ele deverá ser sempre