Culturas juvenis
RESENHA
“CULTURAS JUVENIS”
Pesquisa e resenha sobre: “Culturas Juvenis”
Discente: Jacimar Lima Soares
SALVADOR
2010
RESUMO
CULTURAS JUVENIS
A juventude é vista como uma unidade social, um grupo dotado de interesses comuns. Vendo com mais atenção, é evidenciada uma heterogeneidade com atributos sociais diferenciadores.
Essa heterogeneidade faz com que surjam diferentes grupos juvenis. Essas divisões da sociedade em “tribos” têm como objetivo resolver as necessidades comuns a vários indivíduos. Reunidos os indivíduos criam mecanismos que englobam essas necessidades, quer sejam materiais, quer sejam de outra ordem (de afeto, compreensão, aceitação, reconhecimento, integração, etc.).
Essas “tribos” ou "culturas juvenis" convivem divergindo ou reconhecendo normas formais da sociedade hegemônica. Criam regras alternativas de interação social.
Cada grupo juvenil adota uma determinada matriz cultural que o identifica e o distingue dos outros grupos.
Por este motivo não é possível criar uma visão generalizada de cultura juvenil, e esta deve ser chamada de culturas juvenis. Existe uma grande diversidade de comportamentos entre os jovens baseada em diferentes contextos sociais em que se encontram. Essa diversidade faz com que os jovens utilizem diferentes linguagens, valores, estéticas e formas comportamentais.
Para identificar essas culturas juvenis é necessário o reconhecimento dos símbolos destes grupos. O modo como estes se expressão, seja através da fala, do vestuário, dos gostos, dos costumes (etc.).
Podemos afirmar que a juventude contemporânea vêm se