Culturas goianas
Cultura:
Cultura é o referencial humano, que se vale para os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, por meio das experiências e sistematizados pela técnica no cotidiano na forma de agir, vestir e ser, transformando assim o espaço de acordo com as necessidades e interesses de cada indivíduo.
Cultura Goiana:
A cultura de Goiás é fruto da mistura das tradições indígenas, africanas e colonizadores portugueses, além dos fluxos migratórios vindos de vários estados brasileiros. Manifestações folclóricas como a Festa do Divino Espírito Santo e as Cavalhadas em Pirenópolis encantam a todos pela sua força. No convívio com o povo interiorano, o visitante pode descobrir ainda lendas e causos do local, além das inusitadas magias e superstições. As obras arquitetônicas e artísticas goianas merecem ser admiradas pela força plástica e inspiração barroca. A culinária é muito variada e temperada e o costume de se cozinhar em fogão de lenha ou sobre braseiros ainda é mantido em diversos pontos do estado.
Culinária:
Goiás tem uma cozinha influenciada pelos vizinhos mineiros e pelos paulistas. Foram eles que levaram para lá o hábito de se comer pratos à base de carne seca, feijão e carne de porco, por isso não faltam no cardápio leitão à pururuca, leitoa recheada, torresmo, feijoada… Mas assim como aconteceu em praticamente todo o País, os índios também deixaram um legado para a culinária goiana, levando pra mesa a mandioca e o milho. Um bom cardápio típico não dispensa a carne de frango, nem o peixe (assado na telha, de preferência) e o arroz, todos comuns nos pratos da região. Na verdade o que diferencia a culinária de Goiás são os produtos típicos do Cerrado, como as frutas guariroba e pequi.
Arroz com Pequi:
Feijoada:
Guariroba:
Pamonha:
Milho cozido:
Música:
Goiânia possui uma forte influência da música sertaneja. Grandes nomes desse estilo musical iniciaram uma carreira de sucesso na cidade, como Zezé di Camargo e Luciano,