Cultura e mudança organizacional
“Especificamente, vale mencionar a inclusão de regras prudenciais para a realização de investimentos em títulos públicos e em ações de empresas estatais federais, bem como a criação de rígidos mecanismos de prestação de contas desses investimen- tos “.
“Nesse contexto, o Tesouro Nacional tem, cada vez mais, se fixado como entidade efetivamente comprometida com a transparência e a responsabilidade fiscal. Tanto é que despontou como uma das primeiras instituições na administração pública federal a formalizar um instrumento que explicitasse seus valores éticos e comportamentos considerados adequados àqueles que a compõem e representam’.
Em relação as duas citações deve sim, ser aplicada a todos os códigos profissionais, visto que o uso de recursos públicos deve ser rigorosamente transparentes em relação a prestação de contas, partindo da premissa de que tais recursos pertencem ao coletivo que têm o direito e responsabilidade de fiscalizar. Quanto a separação tem que ser haver, do contrário se trata da prática de um patrimonialismo que é nocivo aos bens públicos. Finança pessoal do servidor nada tem a ver com interesses públicos.
2 - O código apóia o servidor para que não seja constrangido por imposições hierárquicas quando as ordens atentem contra a legalidade, ou no caso de constrangimento moral, no exercício de suas funções? Identifique os pontos comuns entre o documento e o Código de Ética do Administrador.
Sim, já que o servidor é amparado por leis que o permitem recusar determinada função, mesmo que estabelecida por superior, se estar não estiver dentro das permissões legais.
XI - O servidor deve