Cultura e Identidade
Sobre : Cultura e identidade
Sumário:
• Cultura e identidade
• Instituições sociais
• Marcadores sociais de diferença
• Identidade etnicorraciais (relação)
• Identidades Regionais
Cultura e identidade
Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, que diante do conjunto das diversidades, quer antes seus semelhantes.
Sua conceituação interessa a vários ramos do conhecimento (história, sociologia, antropologia, direito, etc.), e tem portanto , diversas definições, conforme o enfoque que se lhe dê, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada.
Identidade ainda pode ser uma construção legal, e portanto , traduzida em sinais e documentos, que acompanham o indivíduo.
Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.Só o homem possui cultura.Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
Instituições sociais
As instituições sociais dizem respeito a práticas sociais que perduram através do tempo pela adesão que encontram na maioria dos membros da sociedade. Os modos de comportamento institucionalizados são salvaguardados por normas e sanções. À semelhança dos papéis sociais, as instituições sociais estabelecem padrões de comportamento, mas fazem-no a um nível mais geral, que incorpora uma pluralidade de papéis. As