Madeira Maciça
Resumo
Esta pesquisa mostra de maneira clara o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a importância do professor ter conhecimento do assunto e nunca atuar sozinho. Os professores são, freqüentemente, aqueles que mais facilmente percebem quando um aluno está tendo problemas de atenção, aprendizagem, comportamento ou emocionais/afetivos e sociais. O primeiro passo a ser dado na tentativa de solucionar os problemas é verificar o que realmente está acontecendo.
Essa primeira avaliação deveria ser feita por um grupo dentro da escola, levando em consideração o comportamento do aluno em várias atividades e situações. Depois, um encontro com os pais se faz necessário, onde a escola transmite suas preocupações a respeito do aluno e mostra as opções para um diagnóstico correto, que talvez necessite de avaliações de profissionais de outras áreas (saúde, psicologia, etc.).
No entanto, os professores devem ter o cuidado de não diagnosticar, mas apenas descrever o comportamento e o rendimento do aluno, propondo um possível curso de ação.Uma vez determinado o problema, outra vez se faz necessário o trabalho multidisciplinar – pais, professores e terapeutas devem fazer um planejamento quanto às estratégias e intervenções que serão implementadas para o atendimento desse aluno (modificação do ambiente, adaptação do currículo, flexibilidade na realização e apresentação de tarefas, adequação do tempo de atividade, administração e acompanhamento de medicação, etc.).
Palavras-chave: TDAH – criança – professor – escola – aprendizado
Sumário
1 Introdução
2 Conhecendo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
2.1 Principais Características e Possíveis Causas do TDAH
2.2 O TDAH nos Dias Atuais
2.3 A Criança e o TDAH
2.4 Formação de Professores
2.5 O Professor e o TDAH
2.6 O Professor, O TDAH e a