Cultura E Desenraizamento
Desenraizam
ento
Desenraizamento Cultural
Como o próprio significado literal da palavra sugere, o desenraizamento vem a ser a retirada de suas origens. Sendo assim, o desenraizamento cultural, ocorre quando uma pessoa é tirada de seu habitat comum, onde tem fixados suas crenças, tradições, hábitos e etc., e é colocada em um ambiente ao qual ainda não está adaptada.
Causando uma interferência cultural onde a pessoa perde seus hábitos e adquire outros.
O desenraizamento na maioria das vezes acontece por conta das pessoas terem que sair de sua cidade natal para estudar e trabalhar. Dados IBGE
População Migrante (em milhões)
Paraná; 2.20
Minas Gerais
3.60
São Paulo; 2.40
Bahia; 3.10
Estados que recebem a população migrante (em milhões)
Goiás
1.2
Paraná
1.7
Rio de Janeiro
2.1
São Paulo
8
Culturas
Regionais
Norte
A população do Norte brasileiro é largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses. O Norte do Brasil recebeu e continua recebendo grande migração de pessoas vindas da região Sul e Sudeste do país por conta da expansão agrícola. No século XX, o Norte também recebeu grande migração dos nordestinos, que foram trabalhar nos seringais do Amazonas e do Acre.
O aumento populacional da região está ligado diretamente ao setor agrícola. Como os Estados da região estão conseguindo dinamizar a economia, conseguem atrair mais pessoas de outros
Estados.
Nordeste
A Região Nordeste tem recebido cada vez mais migrantes, sendo a maioria proveniente do Sudeste (retorno), porém, continua sendo a região que mais perde população para as demais.
A impressão que se tem de prosperidade econômica em relação ao sul e o sudeste é um dos fatores determinantes para o início do processo de migração do nordestino.
É comum a perca do sotaque, pois com a convivência e a falta de contado com seu “povo” faz com ela se acostume com as novas maneiras de falar, o qual agora esta habituado.
Centro-Oeste
A expansão da fronteira