cultura e acessibilidade
O comportamento coletivo depende de muitos fatores, sendo um deles o local aonde vão. Com isso o comportamento é obtido com a emoção que sentem no local. O comportamento coletivo é subdividido em três partes: imprevisível, pois ninguém pode prever como o grupo vai reagir a um estimulo. Eventual, por não ocorrer com frequência. E irracional, porque sua base é emocional e não lógica, pois os manifestantes não medem as consequências de seus atos. Em 2002 surgiu o flash mob, novo comportamento coletivo sem razão aparente, transmitido pela internet.
As principais manifestações de coletividade são: o publico, as massas populares, a multidão e as turbas.
O público é um grupo de pessoas separadas por interesses comuns. Seus membros não entram em contato físico, diminuindo a possibilidade de brigas. Porém podem sofrer influências de vários meios. Comunicam-se via internet, rádio, TV, jornal, panfletos e outros, podendo escolher lideres para ajudar manter as coisas como acham certo, mas não constitui a população inteira. Em uma sociedade pode-se ter vários tipos de público, sendo ele contra ou a favor de um determinado assunto por exemplo.
A opinião pública é a decisão tomada pelos membros sobre algo. As propagandas são feitas de acordo com ela.
A multidão é um grupo desorganizado e temporário que se aproxima fisicamente e sofrem influências uns dos outros. Se um grupo de pessoas não entram em contato não é uma multidão. O que a configura é a proximidade de seus membros, porém não precisam trocar palavras, também trocam gestos e expressões. Além de desorganizada e temporária, tem laços fracos, formada espontaneamente, membros anônimos, relacionamentos casuais, entre outros. Comporta-se de quatro formas: audiência (multidão interessada em TV, rádio, cinema, religião e etc.), orgia (quando o grupo compartilha situações de folia, prazer),