Acessibilidade a cultura em belo horizonte
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social.
A sustentabilidade propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
Desta forma, podemos dizer que, cultura sustentável seria uma cultura voltada para a exploração do seu maior potencial, contudo, preservando os ecossistemas naturais e a biodiversidade. Ao analisarmos nosso dia a dia, podemos dizer que marchamos rumo a uma cultura sustentável de fato, uma vez que, a cada dia deparamos com uma conscientização cada vez mais consolidada quanto a criação de edifícios sustentáveis, invenções que maximize o uso dos recursos naturais, demonstrando assim, a preocupação com o meio ambiente.
Em Belo Horizonte, podemos verificar a preocupação em prol de uma cultura sustentável, ao analisarmos, como a sociedade tratava o desperdício a algumas décadas atrás (fartura) e atualmente. Grande exemplo de cultura sustentável é a reforma do estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido mais popularmente como “Mineirão”, que contara como uma construção que vai maximizar o uso dos recursos naturais com reservatórios de 6.000.000 litros de água,