Cultura Trab I
Primeiro Trabalho de Cultura Japonesa I
Período Yamato
Aluna: Diana Soares de Souza
Nº USP: 856974-3
Período Noturno
Professor Dr.: Koichi Mori.
Resumo
O intuito do trabalho será relatar sobre o Período Yamato, família de forte influência e poderio militar, focalizando na arquitetura e arte. Pois, este é o maior registro deste reinado que se estendeu por volta de um século e meio.
Palavra-chave: Arquitetura. Cultura. Túmulo. Kofun. Asuka.
1. Introdução
Os vestígios de riqueza arqueológica - como o número de túmulos e suas dimensões - levaram a uma grande especulação do sistema político e social do Japão desta época. Que organização política conseguia mobilizar forças humanas em tão grande escala? Os vestígios mesclam-se e apontam para a existência de uma confederação tribal de estados, alguns muito poderosos, que mantinham contato com o continente, e eram dominados por um poder cada vez maior, centralizado numa dinastia localizada na região de Yamato. Os governantes de Yamato, que formavam supostamente uma confederação de chefes tribais ligados entre si pelo casamento, diziam-se descendentes da deusa do Sol e estenderam o seu poder para leste e oeste.
Os arqueólogos e historiadores não se encontram totalmente de acordo quanto às origens e à dinâmica do poder Yamato; contudo, é ponto pacífico que a sociedade no período dos túmulos – Kofun -, estava bastante estratificada, com Yamato exercendo o seu poder e influência sobre a confederação das tribos rivais, ou uji, organizadas ao longo de linhagens estratificadas. De acordo com as relíquias arqueológicas, os chefes eram conhecidos como Daio ("rei soberano"), por vezes chamado de Okimi reinavam na região central e periféricas. O termo utilizado para designar os soberanos do Japão, tenno, só aparece a partir do século VII.
O período Yamato costuma ser divido em duas partes: Kofun e Asuka. Kofun é uma espécie de continuação do período anterior conhecido como Yayoi (300 a.C.