Cultura - sociologia e antropologia jurídica
Autoria: Toscano, Vitor da Silva.
CULTURA: Um conceito antropológico
( Roque de Barros Laraia - 14º edição - RJ)
1. O Desenvolvimento do Conceito de Cultura
• Edward Tylor (1832- 1917): O primeiro que definiu cultura de acordo com a Antropologia. Para ele, a cultura pode ser um objeto de estudo objetivo que proporciona a formulação de leis sobre o processo cultural e da evolução. Baseado nas ciências naturais, Tylor considera a cultura como um fenômeno natural.
" Mas outros obstáculos para a investigação das leis da natureza humana surgem das considerações metafísicas e teológicas." Edward Tylor Tylor, discute muito a respeito da igualdade da natureza humana, a qual afirma que, ela "pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização".
Em relação a diversidade cultural existente, ele explica que é o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Começa a existir assim, um grau de evolução, uma escala de civilização. Para ele e como tarefa da antropologia, a nação europeia seria o alto grau de evolução, ou seja, a sociedade "civilizada" e por outro lado as tribos "selvagens".
A partir de vários estudos sobre a ideia evolucionista da sociedade, por parte de cada um destes estudos prevalecia a ideia de que a cultura desenvolve-se a partir de etapas, como ocorreu com as sociedades "mais avançadas". Essa ideia de evolução, trazia consigo um certo grau hierárquico que possuia a sociedade humana, além de um tom preconceituoso e etnocêntrico, trazendo a sociedade europeia como "centro do mundo".
• Franz Boas (1858 - 1949): Inicia a oposição com o Evolucionismo, então denominado método comparativo. Ele, em sua crítica ao evolucionismo, atribui a antropologia a execução de duas tarefas: I) a reconstrução da história de povos