Sociologia x Antropologia
Trabalho de pesquisa Sociologia x Antropologia
18 de agosto de 2014.
Sociologia
Conceito: De certa forma, a sociologia surgiu como uma resposta intelectual para tentar analisar, explicar e melhorar essa nova estruturação, sobretudo social, que o mundo vivia. Portanto, sociologia é a ciência que, através de seus métodos de investigação científica, estuda o comportamento humano perante seu meio social e busca compreender as estruturas e as relações da sociedade.
O termo “sociologia” foi criado por Augusto Comte, aparece nos anais da história como o primeiro que utilizou o termo sociologia no ano de 1838, cuja intenção era unificar várias áreas do conhecimento, como psicologia, economia, etc.
As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são: a Positivista-Funcionalista, tendo como fundador Auguste Comte e grande contribuidor, Émile Durkheim; a sociologia compreensiva iniciada por Max Weber; e a explicação sociológica dialética, iniciada por Karl Marx.
Antropologia
Conceito: A antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística. O termo é de origem grega e é a junção de anthropos (“homem” ou “humano”) e de logos (“conhecimento”).
A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas.
Por outras palavras, esta ciência estuda a origem e o desenvolvimento da variabilidade humana e dos modos de comportamento sociais através do tempo e do espaço.
Em 1749, Georges-Louis Leclerc foi o primeiro especialista a considerar a antropologia como uma disciplina independente.
O seu desenvolvimento assentava em duas posturas: enquanto análise da diversidade física da espécie humana (a anatomia comparada) e enquanto resultado do projecto comparativo da descrição da diversidade dos