Cultura organizacional
Conjunto de sistema, crenças e valores, compartilhados pelos membros de uma organização é o que diferem umas das outras. Cada organização tem sua cultura própria as quais determinam seus sistemas de informações e seus métodos de execução e trabalho.
Um conjunto de valores e pressupostos básicos expressos em elementos simbólicos, que em sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elemento de comunicação e consenso, como ocultam e instrumentalizam as relações de dominação.
A cultura é algo que a organização possui como recurso passível de ser gerenciado e, portanto modificado. Isto vai ocorrer no momento em que se perceber que as soluções conhecidas não funcionam mais para resolver os problemas, levando a uma necessidade de adaptação às novas demandas do ambiente interno ou externo .
Uma organização tem sua cultura passada aos funcionários de diversas maneiras, sendo as mais importantes sua linguagem, seus rituais e símbolos, ela e tratada como uma possível vantagem competitiva das organizações a medida que a mesma representa um misto de valores, atitudes, definições geradas em consenso, entende-se que a cultura e gerenciável, e portanto passível de mudança .
Assim, cada organização é um sistema complexo com características próprias com sua própria cultura e com sistema de valores que determinam o sistema de informações
Existem sete características básicas que exemplificam a essência da cultura de uma organização.
1. Inovação e assunção de riscos. Grau em que os funcionários são estimulados e assumem riscos.
2. Atenção aos detalhes. O grau em que demonstram precisão análise e atenção aos detalhes.
3. Orientação para resultados. O grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos produtivos.
4. Orientação para as pessoas. O grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro