Cultura Organizacional
Nos dias de hoje a cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.
Estes elementos mostram a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, não importa seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.
O líder é a principal peça da cultura organizacional de uma empresa, uma vez que está em contato direto com os stakeholders e, é o responsável por transmitir a estes os objetivos, visões e os valores da empresa. Esta orientação permite direcionar e condicionar os comportamentos dos colaboradores, para que sua conduta dentro da organização esteja de acordo com aquilo que a organização considera ideal.
Em cada empresa existe um tipo de cultura organizacional diferente, e esta é adequada às suas necessidades. Respeitar estas regras é parte fundamental para a manutenção dos colaboradores, e as lideranças devem orientar as condutas e estarem sempre atentas aos comportamentos dos profissionais que desrespeitam essas regras, uma vez que sem acompanhamento, estas atitudes podem se multiplicar e complicar.
A título organizacional, várias pesquisas sugerem que uma Cultura Organizacional saudável e vigorosa é capaz de proporcionar vários benefícios, incluindo os seguintes:
Vantagem competitiva derivada de inovação e serviço ao cliente;
Maior desempenho dos empregados;
Coesão da equipe;
Alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos.
Com a cultura organizacional, devido ao seu papel na tomada de decisões, os gerentes e executivos são significativamente responsáveis pela propagação da mesma dentro das empresas. Entretanto, como a maioria dos empreendimentos não pode sobreviver sem o apoio dos