Cultura Organizacional
Entende-se que a cultura organizacional é como formadora de opinião, motivadora da busca de melhor índices de desempenho e incentivadora no comprometimento de seus funcionários em todo processo organizacional. Na minha opinião tem que internalizar a responsabilidade social como parte integrante do negócio: faz parte da cultura organizacional, compromisso de todos os seus colaboradores e a longo prazos, expressa os valores éticos da empresa.
Gerenciamento não é uma atividade fechada, os gerentes que operam as organizações e tomam decisões, as fazem baseados em valores culturais, os mesmos tem q ter olhar crítico, ser proativos, percepção e preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. Promoções de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e da participação na sociedade.
Na cultura organizacional não Pode ter medo de mudança e nem faltar motivação para mudar, pois a cultura se torna inovadora e a mudança é necessária, mas não em todos os elementos, os elementos essenciais da cultura deve ser identificados e preservados.
O histórico da organização era que as empresas fossem composta por um grupo familiar, sendo assim o recrutamento das empresas eram feitos muito mais pela confiança do que pelo méritos técnicos, que hoje em dia é seguido pelos Japoneses, mas algumas empresas adquiriram algumas mudanças como o sistema FIRJAN, na sua concepção isso atrapalharia todo processo hierárquico de sua empresa. As mudanças foram lentas, gradativas e radicais e atingiram todos os níveis hierárquicos e todas as áreas de atuação da organização. Essas mudanças não podiam ser um choque era preciso conscientizar a todos de sua importância e de seu papel nesse processo de transformação. Assim, todos os critérios de recrutamento, seleção, treinamento, carreira, avaliação de desempenho, sistema de