Cultura organizacional
1 – INTRODUÇÂO
Será abordado neste trabalho de produção textual os principais temas que englobam a estrutura da comunicação, clima e cultura organizacional, como por exemplo, os temas a seguir: a contextualização teórica da temática comportamento organizacional e clima organizacional, o papel do gestor de RH no gerenciamento do nível de satisfação dos colaboradores de uma empresa e a contribuição de pesquisas para melhorar o desempenho nas organizações. Pode-se afirmar que o comportamento organizacional estuda o que os indivíduos fazem dentro das organizações e como seus comportamentos podem influenciar e impactar no desempenho da empresa, o clima organizacional posteriormente é o indicador do grau de satisfação dos membros da organização. O gestor de RH tem como papel principal promover o bem estar de cada um dentro da organização quebrando os paradigmas existentes que atrapalham no desenvolvimento e satisfação dos colaboradores, as suas contribuições de pesquisas são de extrema importância no desenvolvimento das organizações, pois contribuem para a capacitação e aproveitamento de pessoas, com isso a organização tende a ganhar e obter lucros, pois nos dias de hoje o que está contando é o capital humano.
1 - A CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA DA TEMÁTICA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E CLIMA ORGANIZACIONAL
A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas são poucas as organizações que encaram isso como um processo diário. Prestar atenção e monitorar o clima na organização é uma responsabilidade não somente do setor de recursos humanos, mas também deve ser uma iniciativa dos diversos líderes da empresa, principalmente nos seus próprios setores.
Através do gerenciamento do clima organizacional é possível estabelecer uma comunicação clara e eficiente entre os funcionários e a empresa, manter um agradável ambiente de trabalho, estimular a motivação e promover