Referencia tecnica para atividades veterinarias
O CRFM (Conselho Federal de Medicina Veterinária) é o órgão que fiscaliza os profissionais veterinários e tudo que diz a respeito da profissão, a nível nacional.
Já o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) fiscaliza esses mesmo profissionais, porem abrange uma área menor.
A Vigilância Sanitária tem suas exigências, porém elas podem variar muito, mais sempre com o mesmo objetivo, a qualidade dos serviços prestados por estes tipos de estabelecimentos. Esses três órgãos podem atuar em comum acordo ou individualmente.
1. TIPOS DE ESTABELECIMENTOS COM ATIVIDADES VETERINÁRIAS
1.1 Ambulatórios veterinários
É um local destinado apenas para realizações de exames clínicos, curativos, pequenas cirurgias, onde é expressamente proibida a realização de cirurgias onde há necessidade de anestesia geral, e exames de radiografia, sempre supervisionado pelo responsável técnico.
1.2 Consultórios veterinários
Nesse local são permitidas algumas atividades como: * Consulta clinica; * Curativos; * Vacinação; * Coleta de material para diagnostico.
Não é permitida a realização de cirurgias onde se é necessária anestesia geral e nem exames de radiografias, porém todos os procedimentos citados acima devem sempre ser supervisionados pelo responsável técnico.
1.3 Clínicas Veterinárias
Realiza consultas e tratamento clínico-cirúrgico em animais, podendo ser com ou sem internação, supervisionado pelo