Cultura organizacional
Segundo Robbins (2002 pág. 499) a cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa.
É uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização; um sistema de valores compartilhado.
De acordo com Dalton (2005 pág. 66) a cultura organizacional é o sistema de valores, crença, normas e hábitos compartilhados que rege a interação dos elementos de uma organização.
Já para (Goreth 2010 pág. 6) cultura organizacional é;
* O conjunto de valores compartilhados e normas que controla as interações dos membros da organização entre si e com pessoas de fora dela.
* Controla coordenação e motivação; modela o comportamento das pessoas e da organização.
* É modelada por pessoas, ética e estrutura organizacional.
* Evolui à medida que a organização cresce e se diferencia.
* Pode ser gerenciada e mudada por meio de processo de desenho organizacional.
Uma forma de entender a cultura é por meio de observações dos símbolos, rituais e ideologia. As culturas se desenvolvem com apoio de uma variedade de fontes como ideias e pessoas envolvidas ( Silva 2008) o autor acrescente que a cultura reflete as visões comuns sobre o modo como as coisas são feitas na organização ele explica que ,algumas vezes dominada a cultura corporativa,por refletir o ambiente interno e particular de cada organização,é um componente critico que deve ser gerenciado,e ,para,isso os administradores devem primeiro entende-las e ,então,determinar como ela pode sustentar a estratégia da organização. O autor cita cinco passos que possibilita a mudança da cultura organizacional.
1 – Nivelamento das normas atuias:Etapa onde membros ou representante buscam descobrir normas que pode causar impacto negativo sobre o objetivo da cultura.
2 –Articulação de novas normas: Etapa em que o grupo analisa a direção atual da organização e os procedimentos necessários para o sucesso da organização.
3 –