Cultura organizacional
Trabalho Cultura Organizacional
A cultura Organizacional não nasce com a empresa, ela é criada ao longo dos anos. O maior influenciador de sua cultura, é o próprio dono. Ele possui grande influência sobre o grupo porque ele é o idealizador da organização, é o tomador de decisão e serve como referência da mesma, por isso ele é o líder, e como líder tem um grande papel de persuadir o restante dos membros, como em grande maioria dos casos, todas as ações da empresa ficam centradas em suas mãos, isso influencia muito em todos os aspectos gerais que a empresa adquire. A cultura organizacional tem 4 importantes funções; criar uma identidade organizacional, facilitar o compromisso coletivo, promover a estabilidade organizacional e moldar o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido a seus ambientes.
O ambiente e a identidade construída determinarão boa parte dos comportamentos de dentro da organização, desde as relações interpessoais até o processo produtivo e a busca da qualidade.
Para tanto é importante ter um “orientador”, um líder que possa mediar os conflitos, ser um canal mais direto e confiável para aos funcionários, a cultura organizacional é algo que, conscientemente ou não, é incorporada pelos colaboradores de uma determinada empresa e seguida por tempos sem que muitos nem questionem. Nesse processo, notamos o quanto importante é olhar para dentro, e conhecer cada pessoa que compõe todo o corpo da empresa. Para compor sua cultura, seus valores, suas ideias e consecutivamente seus passos, o que as pessoas pensam, sentem e falam. Essa é mais uma perspectiva para se pensar na cultura de cada organização. A cultura organizacional é formada pelo conjunto de valores incorporados á empresa durante sua existência. Tais valores são moldados conforme as necessidades e fixam-se a partir das expectativas vivenciadas pela organização na solução de problemas referentes a integrações internas