cultura organizacional
Cultura Organizacional
Cursos: 1º Semestre de Comércio Exterior 4º Semestre de Recursos Humanos
Componentes do Grupo:
Mariana
Mayara dos Anjos Barbosa RA: B5193H-9
Raphael
Rodrigo Conceição da Paz
Victor Raphael Martinello de Moura RA: B51926-6
Cultura
Antes de abordamos a cultura organizacional, precisamos entender o real significado de cultura que pode ser definido como todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
E cada país possui a sua própria cultura que é influenciada por vários fatores, ou seja, as culturas organizacionais são únicas. Cultura é o termo genérico usado para significar duas acepções diferentes. De um lado, o conjunto de costumes, civilização e realizações de uma época ou povo, e, de outro lado, artes, erudição e demais manifestações mais sofisticadas do intelecto e da sensibilidade humana, consideradas coletivamente.
Cultura Organizacional
Analise Histórica
Uma análise histórica transparece as várias modificações no uso e acepção do termo cultura. No contexto mercantilista o termo foi empregado no sentindo de compreensão dos costumes, crenças, línguas e mitos de povos distintos para a prática das relações comerciais e de dominação. Um dos mais importantes fatos históricos referente ao emprego e acepção do termo cultura, aconteceu em 1871, com a definição dada por Edward B. Tylor, antropólogo inglês. Ele a definiu como um “complexo total de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Definição
A cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidas através de normas, valores,atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema