Teoria da administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
CAMPINAS/SP
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 4
2. TEORIA HUMANÍSTICA, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO 7
3. ÊNFASES NA TECNOLIGIA E NO AMBIENTE 8
4. QUADRO COMPARATIVO 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
A primeira coisa que nos vem há mente quando pensamos em administração é uma organização que pode ser representada de várias formas e tamanhos, sejam elas governamentais ou empresas em geral. E para que essas sejam conduzidas é necessário um bom administrador, que se tornou figura indispensável nas organizações humanas, seja ele diretor, gerente de departamento, chefe, supervisor ou líder de equipe. È através desses que se alcançam resultados concretos rumo a excelência, onde a organização será alinhada e conduzida através de suas ações e operações.
Para se alcançar determinados objetivos o controle ao uso de recursos e competências são:
Administrar é alcançar resultados com os recursos e competência disponíveis e é através dessas que as coisas acontecem nas organizações; desde o planejamento, organização, direção, controle ao uso dos recursos e competências para que se possa alcançar determinado objetivo.
Com o estudo da Administração e com o surgimento das teorias a administração começou a construção de sua história recentemente, com desenvolvimento lento.
Entre os princípios da administração, como divisão do trabalho, da ordem e do controle, começou a surgir por meio de pensamentos de estudiosos da época a preocupação com as questões organizacionais.
Com o surgimento de organizações criou-se hierarquia de autoridade, um estado maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa, tornando assim a organização um modelo de sucesso.
1. SURGIMENTO DAS