Estudo ambiental de uma academia
Neste relatório fizemos uma análise dos processos produtivos de uma pequena fábrica e distribuidora de laje pré-moldada e bloco de cimento onde verificamos perdas, tanto econômicas quanto ambientais. A partir da definição de fator 10 que visa aumentar a eco-eficiência do processo produtivo em dez vezes nos próximos 50 anos, sugerimos neste relatório mudanças estruturais, no processo produtivo, visando um menor consumo de água e energia. Também gerando a menor quantidade de resíduos sólidos, aplicando boas praticas operacional e mudanças de tecnologias.
Com estas medidas não podemos afirmar que o fator 10 será alcançado, pois é necessário um estudo mais detalhada e com a participação de outros profissionais de diversas áreas, no entanto com estas pequenas medidas, a empresa pode se tornar mais eco-eficiente, diminuído os impactos ambientais e um aumento gradativo do lucro.
Conclusão
Sabemos que a redução do consumo de recursos inclui minimizar a utilização de energia, materiais, água e solo, favorecendo a reciclagem e a durabilidade do produto e fechando o ciclo de vida dos materiais. Bem como a redução do impacto na natureza inclui a minimização das emissões gasosas, descargas líquidas, eliminação de desperdícios e a dispersão de substâncias tóxicas, além de promover a utilização sustentável de recursos renováveis.
Pretendemos com esse relatório de implantação do programa de produção mais limpa divulgar e fornecer soluções para os impactos socioambientais causados pelas atividades cotidianas de uma organização (WD Materiais de Construção). Sabemos que a preocupação com o meio ambiente está mudando as políticas de desenvolvimento