Teoria do Temperamento - Buss e Plomin
Ana Paula Tessaro
Elenise Bodanese
Letícia Scheffer Zimmermann
Tamires Bordignon Machado
TEORIA DO TEMPERAMENTO:
Arnold Buss e Robert Plomin
Passo Fundo
2013
1 INTRODUÇÃO
Um traço é uma característica ou qualidade pessoal distinta. É algo que marca uma pessoa e que ao pensar nela lembramo-nos daquela característica que torna a personalidade dela única. A história com a classificação de traços vem de tempos antigos com o médico grego Hipócrates (460-377 a.C) distinguindo quatro tipos de pessoas: as felizes, as infelizes, as temperamentais e as apáticas. Desde então, vários autores escreveram suas teorias sobre a personalidade e suas abordagens dos traços. Autores como Raymond Cattel, Hans Eysenck, Robert McCrae, Paul Costa. Ambos definiram traços importantes, implantaram testes usados até hoje.. Mas neste trabalho entraremos um pouco na Teoria do Temperamento de Arnold Buss e Robert Plomin. O objetivo deste trabalho é difundir um pouco o conhecimento sobre esses autores, sobre os temperamentos básicos da personalidade, sobre o desenvolvimento de dois testes para a avaliação da personalidade, as diversas pesquisas com gêmeos idênticos e fraternos.
2 BIOGRAFIA
Arnold Buss, nasceu em 1924, atualmente é professor emérito da Universidade do Texas, em Austin. Sua pesquisa e teoria caiu nas áreas de comportamento social e personalidade.
Robert Plomin, nasceu em 1948 na cidade de Chicago. Ele é professor de Genética Comportamental no MRC Social Psychiatry Centre do Instituto de Psiquiatria do Kings College London Genética e Desenvolvimento ( DPCS ) . Depois de receber um PhD em genética comportamental , do Departamento de Psicologia da Universidade do Texas em Austin (1970-1974) , primeira posição do Plomin (1974 ) foi no Instituto de Genética do Comportamento da Universidade do Colorado em Boulder , onde se tornou professor 1982. Depois de um ano no Centro de