cultura organizacional
A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte, entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem, através da sua racionalidade, mais precisamente da inteligência, consegue executar. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são passados das gerações passadas para as futuras.
Os elementos culturais são: artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções e todas as maneiras de ser (sentir, pensar e agir).
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, distinguindo-se, dessa forma, de outros seres como os vegetais e animais.
Apesar das evoluções pelas quais passa o mundo, a cultura tem a capacidade de permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de se desenvolver individualmente.
INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
“A maior parte das pessoas que trabalham numa empresa provavelmente não saberá definir cultura da organização, tanto no abstrato como no caso concreto da sua empresa. Mas por alguma razão prefere trabalhar na empresa A em vez de o fazer na empresa B ou C, eventualmente mesmo na hipótese de receber um salário inferior.
A razão por que preferimos a empresa A ao invés da empresa B tem que ver naturalmente com as características de cada uma das empresas, e certamente porque o que caracteriza a empresa A tem mais a ver com a nossa personalidade, os nosso interesses, os nossos objetivos do que o que caracteriza a empresa B.”- Sebastião Teixeira(1998).
CULTURA ORGANIZACIONAL
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus