cultura organizacional
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANAÇA PÚBLICA
CAMPO GRANDE/MS – TURMA IV
2013
PEDRO CÉSAR FIGUEIREDO DE LIMA
MARCELO DA SILVA RIBEIRO
ANDERSON APARECIDO DE FREITAS
CULTURA ORGANIZACIONAL EM AMBIENTE BUROCRÁTICO.
Trabalho realizado como exigência da Disciplina Gestão de Pessoas, do Curso de Especialização em Segurança Pública, do Centro de Pós-Graduação da UNILINS, ministrada pelo Profª. Regina da Paixão. A cultura organizacional constitui em um importante aspecto na análise de uma organização, pois oferece parâmetros uteis para a compreensão do comportamento organizacional. O objetivo deste trabalho é traçar um parâmetro entre o ambiente burocrático de uma organização pública e a cultura organizacional, onde o cidadão é o foco mais importante.
O texto divide-se em quatro partes: 1) Suporte teórico – destaca a burocracia e sua perspectiva no âmbito público, a administração pública e o foco no cidadão e a multidimensionalidade da cultura organizacional; 2) Procedimentos metodológicos e Analise e discussão de dados 3) conclusão.
1) Suporte teórico A burocracia, conforme Weber, segue como forma de dominção, na qual sustenta o conhecimento técnico. A impessoalidade das normas se transformam em um padrão descritivo de critérios e relação em padrão prescritivo, sem considerar o elemento humano na organização.
A burocracia produz desajuste, conflitos potenciais entre o o funcionário sem opção para a reformulação. A organização publica fica à mercê da norma, com um processo de acomodação de interesse, desestimulo, estabilidade e resistência as mudanças, e a falta de preocupação com os resultados, sendo que reage de forma lenta e insatisfatório as mudanças econômicas e sociais.
De acordo com as novas mudanças o papel do Estado e facilitar a competitividade, mediante melhorias no sistema de gestão, para uma ação, mais efetiva e eficiente em beneficio da sociedade,