Cultura organizacional
As normas, padrões que todos os membros de uma organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho. São compostas por valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas e clima organizacional.
Com o mundo de cada vez "menor" e o relacionamento entre as pessoas de países diferentes é cada vez mais comum e constante, nem sempre ocorre uma real harmonia entre todos, mesmo em situações onde este relacionamento deve se dar de uma forma relativamente amigável, como é o caso das empresas que se deslocam de seus países de origem para outras regiões do mundo, nem sempre o entendimento entre as pessoas se dá e as dificuldades para tal impedem uma relação intercultural tranquila. Para tanto é preciso que as pessoas desenvolvam uma consciência e compreensão das diferenças culturais, de maneira tal que possam saber os motivos pelos quais seus colegas de trabalho assumem atitudes que nem sempre são consideradas satisfatórias do ponto de vista da sua realidade. Esta postura necessita que se controle o etnocentrismo, comportamento comum quando se entra em contato com pessoas de culturas diferentes. Há uma tendência de se valorizar aspectos de nossa cultura e se perceber o outro como inadequado e inconveniente. Para regra, o etnocentrismo provoca conflitos insolúveis quando as diferenças não são compreendidas como fatos culturais, mas são interpretadas como dificuldades de relacionamento interpessoal.
Desenvolver uma postura de empatia e respeito para com o outro é uma forma de compreender que nem sempre diferenças culturais significam dificuldades de relacionamento. À medida que se tenta perceber como a outra pessoa sente-se em nosso lugar e também quando se desenvolve formas de respeito mútuo em relação às diferenças de cada um aumentam as possibilidades de amenizar os conflitos. Para que se possa compreender e aceitar as diferenças torna-se necessária a utilização de