Cultura Organizacional TGA
A cultura organizacional é a maneira como os integrantes devem interagir entre si e o mundo externo, padronizando como as pessoas devem resolver esses problemas. Basta seguir as regras ditadas pela cultura para não cometer erros, em seguida veremos como resolver problemas de convivência interna, e do mundo exterior.
Uma das principais funções da convivência interna é regular as relações entre os membros de uma empresa, como resolver conflitos, como interagir entre si, como devem se tratar. Estes e muitos outros comportamentos passam a fazer parte da rotina do dia a dia. A cultura define os critérios para a avaliação dos indivíduos, e quais ações corretivas devem ser implementadas no caso de problemas. A cultura também define as recompensase punições. Como por exemplo, ela estabelece a tolerância para lidar com um erro que alguém comete. Algumas organizações são tolerântes com o erro, e consideram aprendizado, já outras são intolerantes e castigam.
Outra função que a cultura organizacional desempenha é controlar relações com outros grupos e com o ambiente em geral. O mundo externo existe em suas próprias organizações, e cada grupo desenvolvem-se hábitos e atitudes, como grau de confiança ou desconfiança em relaçao as outras pessoas, assim como será o tratamendo dado aos outros imigrantes, se vai ser hostil ou amistoso.
Também pode-se criar disfunções que prejudicam a capacidade de resolver problemas de convivência interna e adptação externa, que são desvios no comportamento coletivo, que fazem o papel de degenerações sociais. As difunções não são percebidas pelos membros do próprio grupo ou organizações. Alguns exemplos de disfunções da cultura são:
- Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
- Resistência generalizada à necessidade de mudança interna.
- Dificuldade de Aceitar outras culturas e pontos de vista alheios.
- Tendência